Guia de segurança digital na saúde

Aug 5, 2022 | Blog

5 de Agosto é o Dia Nacional da Saúde, a data foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu nesta data em 1872.

Devido ao grande volume de dados presentes na área da saúde, ela se tornou uma das principais e mais complexas de se adequarem, isso por que os dados além de sigilosos são completamente sensíveis.

Para quem não está habituado com a existência de dados sensíveis, estamos falando de qualquer dado pessoal seja religião, doenças, números identificáveis (dados genéticos, biométricos, filiação, sexo, religião…).

Esses dados quando armazenados, devem ser cuidados e tratados para que não hajam vazamentos quando ataques acontecerem.

Hoje em dia já existem tecnologias e recursos que são capazes de identificar quando dados são copiados, anexados ou movidos para outros arquivos, dispositivos ou servidores.

É importante que possamos entender os processos que podem ajudar a criar estruturas de barreias como forma de proteger seus clientes, negócios ou empresa.

Uso de aplicativos de mensagem: quem faz atendimentos por esses aplicativos as informações de contato, imagens e exames dos pacientes nunca devem ser compartilhados ou armazenados pelo app.

Não é só digital: segurança digital é importante porém, identificar os materiais impressos como por exemplo: prontuários, receitas e/ou anotações que possam conter informações devem ser destruídos.

Gerencie suas senhas: manter um antivírus sempre habilitado e atualizado ajuda a criar mais uma barreira de segurança, atente-se para fazer backups periódicos e que devem ser mantidos em locais seguros e com acesso restrito.

Conheça seus processos: faça uma analise de quais dados circulam dentro dos processos da empresa e também a criticidade de cada uma dessas informações.

Capacitação é o caminho: crie uma política de proteção para sua empresa com todos os processos e cuidados que devem ser tomados. Crie controles adotando tecnologias, ações de conscientização, treinamento de usuários (sejam funcionários, prestadores de serviço, parceiros de negócios e até mesmo clientes).

Uma outra maneira de transformar o tratamento de dados dentro da área da saúde é ter uma plataforma de adequação, compliance e governança de dados.

A LGPDNOW é líder no segmento, por ter as melhores tecnologias integradas em seu portal exclusivo, que faz toda a frente de segurança, anonimização, tratamento, data Discovery e muito mais para você não se preocupar com a parte mais complexa do processo.

Seguindo esses passos conseguimos construir uma nova maneira de nos relacionar com os dados dentro da área da saúde, de uma maneira mais completa e segura para todos.

Compartilhe:

Tags:

adequação lgpdcontrole de dadoslgpd
Abrir chat
1
Olá,
Em que podemos lhe ajudar?