Não leia as políticas de privacidade

Mar 18, 2022 | Blog

Por mais provocativo que seja o: não leia as políticas de privacidade, é comum aceitarmos os termos e as políticas presentes em softwares, sites, redes sociais e afins sem lê-las, as vezes não fazemos isso por preguiça ou por falta de tempo, porém estes termos são essenciais para a sua proteção e privacidade.

Pew Research Center dos Estados Unidos mostrou em seu estudo que 74% da pessoas entrevistadas, não leem ou raramente conferem as políticas de privacidade sem saber quais dos seus dados estão sendo armazenados e/ou tratados.

É comum ficarmos irritados com a quantidade de ligações, email marketings ou mensagens em nossos celulares sobre promoções e oportunidades de compra, serviços ou atividades. Por isso é muito importante saber quais são os dados que compartilhamos com qualquer plataforma.

Não leia as políticas de privacidade. Imagem de uma mulher negra com um tablet na mão, olhando telas de monitoramento de dados que flutuam no ar.

Qualquer produto digital que utilizamos hoje em dia, deve possuir algum tipo de permissão para coleta ou tratamento de dados, afinal o uso de aparelhos como por exemplo smartwachs, são capazes de monitoras nossa localização em tempo real, frequência cardíaca, contatos e etc.

Essas informações se acessadas podem acabar sendo utilizadas de maneira indevida, o famoso sequestro de dados atua exatamente desta maneira, monitorando a sua vida digital.

O fato é que hoje em dia nossas informações flutuam em um oceano de dados, onde é quase impossível sabermos quais são todas as empresas que possuem algum dado nosso, porém podemos começar a tomar atitudes hoje que vão ajudar e melhorar nossas futuras experiências.

Entender os riscos por não ler os termos, políticas de privacidade e permissões que damos para que nossos dados sejam coletados é parte essencial para evitar transtornos e incômodos.

Sempre que possível leia os termos de privacidade, olhe as permissões que os cookies pedem, comece a recusar determinadas ações, afinal esse tipo de cuidado com nossos dados pessoais são extremamente necessários para causar mudanças neste mundo hiperconectado que vivemos.

Vale lembrar que quando recusamos algumas ações de marketing através da utilização dos cookies, por exemplo, começamos a limitar o acesso a nossos dados e diminuímos quais empresas podem ou não usa-los.

Compartilhe:

Tags:

controle de dadosdadoslgpd
Abrir chat
1
Olá,
Em que podemos lhe ajudar?