A mineração de dados virou um verdadeiro império para as empresas, sendo formado por um conjunto de ferramentas e técnicas que através do uso de algoritmos que são capazes de explorar um conjunto de dados, extraindo ou ajudando a evidenciar padrões.
Os dados dos Titulares são coletados com base nos sites visitados, sendo considerada suas pesquisas, seus dados pessoais inseridos e os produtos que são pesquisados.
Com as existência de empresas especializadas em mineração de dados, eles podem ser usada por uma grande variedade de setores, que vão do financeiro ao varejo.
A extração e análise de dados deve passar por algumas etapas essenciais, de que falaremos a seguir.
1 – Partindo do princípio da definição de um objetivo para a mineração de dados e efetuando um planejamento estratégico para controle das operações, seremos capazes de definir quais as possibilidades de coleta desses registros.
2 – Não duplique dados, muitas vezes a coleta de dados é realizada em diferentes sistemas, que podem ter informações repetidas.
3 – Limpe os dados, após as duas primeiras etapas concluídas lembre-se de excluir tudo o que não apresenta utilidade, que foi mal inserido ou possui algum problema, mantendo apenas o que for benéfico para o processo.
4 – o modelo final da mineração de dados é a relação dos resultados aplicando técnicas para resultados mais amplos, efetuando a avaliação conforme os objetivos traçados no início, identificando o que for útil para as empresas/sites.
Os objetivos finais de uma acho de mineração de dados é sempre encontrar as melhores solução para um determinado objetivo, além de servir como fator agregador na hora de separar dados essenciais dos não essenciais e também na prevenção de riscos.
O processo todo nos permite compreender porque a estratégia deu errado e evitar que isso aconteça novamente. Sendo possível repensar custos e ser mais assertivos sobre seu público e serviço oferecido.