Um conceito defasado sobre raças

Nov 21, 2022 | Blog

“O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

A colonização deixou marcas profundas na história mundial, uma delas foi a definição do termo raça. Atualmente o termo raça pode ser entendida como uma construção social, usada para distinguir pessoas em termos de uma ou mais marcas físicas.

Alguns estudiosos argumentam que embora “raça” seja um conceito taxonômico válido em outras espécies, não pode ser aplicada a humanos.

Muitos cientistas têm argumentado que definições de raça são imprecisas, arbitrárias, oriundas do costume, possuem muitas exceções, têm muitas gradações e que o número de raças descritas varia de acordo com a cultura que está fazendo as diferenciações raciais; assim, rejeitaram a noção de que qualquer definição de raça pertinente a humanos possa ter rigor taxonômico e validade.

Então existem raças humanas?

Não. Nos tempos modernos, ainda existe a derivada direta do conceito de raça: racismo.

Sabemos as terríveis consequências que isso teve para os genocídios ferozes cometidos no século 20. Como o físico Albert Einstein dizia, “é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”, uma afirmação ainda atual.

Infelizmente, temos que admitir que ainda existem aqueles que pensam que existem “raças” humanas. Isso, apesar de a ciência provar que não há evidências suficientes ou bases rigorosas para defini-las no ser humano.

O dia da Consciência Negra

Além de ser uma homenagem e reconhecimento da luta de Zumbi dos Palmares e seus companheiros no quilombo, o Dia da Consciência Negra é fundamental para evidenciar as desigualdades e violências contra a população negra ainda existentes em nossa sociedade.

Quem foi Zumbi dos Palmares?
Popularmente chamado de Zumbi dos Palmares, ele foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas, durante o período colonial.

Filho de africanos escravizados e nascido nesse quilombo, Zumbi foi educado por um sacerdote e depois retornou ao seu local de nascimento.

Ali, lutou para que o quilombo não fosse destruído pelos colonizadores, que consideravam um perigo aquela reunião de negros libertos.

Em 1695, com 40 anos, Zumbi foi assassinado pelo capitão Furtado de Mendonça, a mando de Domingos Jorge Velho. Foi decapitado e sua cabeça levada para Recife onde ficou exposta em praça pública.

Compartilhe:

Tags:

dados

Veja também:

Abrir chat
1
Olá,
Em que podemos lhe ajudar?